Instituto Allan Kardec

O Instituto Allan Kardec, iniciou suas atividades a 3 de Janeiro de 1960, quando foi firmado um convênio com o Serviço Social de Menores do Estado, para a internação de meninas. Naquele momento também foi celebrada uma parceria com a Prefeitura contando, então, com a assistência pediátrica educacional e social.

Em 1985, o instituto Allan Kardec passou a atender meninas internas, semi-internas e externas. Contando com o convênio LBA - Legião Brasileira de Assistência e da Prefeitura Municipal de Rio Claro.
O Instituto tinha uma equipe de profissionais formados por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais, pediatras, neuropediatras, professores especializados, merendeiras e monitoras.
Com o rompimento do convênio LBA, o Instituto passou por dificuldade, diminuindo o número de crianças assistidas.

Em 1989 o IAK são criadas salas de reforço escolar em parceria com a Prefeitura no contraturno escolar com o objetivo de atender crianças com dificuldades de aprendizagem.

Em 2009, as salas tornam-se Classes Municipais de Ensino Especial, sendo este trabalho direcionado exclusivamente em parceria com a Secretaria da Educação Municipal de Rio Claro, tendo como objetivo o retorno, com sucesso, dos alunos na rede municipal de educação, superando suas dificuldades e tornando efetiva a inclusão.

Hoje, o IAK mantém parceria com o CMDCA - Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Claro, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social.

A equipe técnica do Instituto - Assistente Social e Psicóloga - é contratada pela instituição conveniada pelo CMDCA.

A Diretoria do IAL é totalmente voluntária e indicada pelo presidente da Casa dos Espíritas.

O IAK recebe, atualmente, o apoio de vários colaboradores de Rio Claro e aproveita para agradecer toda a comunidade pela colaboração e apoio prestados.

Contato

Rua 10, Avenidas 1 e 2, 1123 - Centro

Rio Claro-SP